« Anterior - Version 31/32 (diff) - Próximo » - Versão atual
Antônio Tadeu Azevedo Gomes, Quarta, 30 de Janeiro de 2013, 11:33 hs


Sobre

O objetivo desse projeto é implantar uma plataforma de computação na nuvem voltada para aplicações de e-ciência denominada mc 2 (Minha Cloud Científica!). Essa plataforma provê facilidades de: (i) acesso, em diferentes perfis de permissão, a uma variedade de recursos computacionais para a execução de experimentos, (ii) armazenamento, compartilhamento e publicação de resultados de experimentos, (iii) reprodutibilidade de experimentos, e (iv) controle de proveniência dos dados consumidos e gerados pelos experimentos. A plataforma segue um modelo PaaS (Platform-as-a-Service), permitindo o fácil desenvolvimento e implantação de ambientes de usuário personalizados, oferecidos em um modelo SaaS (Software-as-a- Service). A pilha de serviços também inclui um broker para mediar a alocação de recursos em diferentes tipos de provedores de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), atendendo requisitos de segurança específicos de cada aplicação e demandas de carga de trabalho típicas de aplicações de e-ciência.

Este projeto encontra-se atualmente em sua 2a. fase, e contempla atividades de: (i) multiplicação de desenvolvedores aptos a operar a plataforma mc 2 e divulgação dos ambientes de SaaS desenvolvidos na mesma nas instituições usuárias; (ii) manutenção corretiva, perfectiva e evolutiva dos diversos módulos que compõem a plataforma mc 2; (iii) desenvolvimento de soluções para uma maior descentralização da administração da plataforma mc 2; e (iv) estudo de soluções de integração com iniciativas da RNP ligadas a computação em nuvem, armazenamento, autenticação federada e aprovisionamento dinâmico de circuitos.

Detalhes sobre a arquitetura da plataforma mc 2 aqui.

Manuais de instalação, administração e uso das diversas ferramentas que compõem a plataforma mc 2 aqui.

Minha Cloud Científica

Parceiros

O projeto é financiado pelo programa Grupos de Trabalho da RNP (GT-RNP), que tem como objetivo contratar e acompanhar a execução de projetos de desenvolvimento de pilotos de serviços e protótipos de produtos novos, de interesse aos usuários da RNP.

O projeto mc 2 é coordenado pelo LNCC e pela UFCG, e conta ainda com a parceria da UFBA, CESUP/UFRGS e CENAPAD-CE/UFC. Além disso, o projeto conta com o apoio do SINAPAD e da PUC-Rio.